Certificação é obrigatória para Correspondentes Bancários

Para quem é agente de correspondente ou pretende se dedicar à atividade, deve preparar-se para a prova e obter (ou renovar) sua certificação. Pois, desde o dia 2 de março de 2014 a certificação financeira passou a ser obrigatória para todos os correspondentes bancários que atuam no país.

Trata-se de uma determinação do Banco Central do Brasil (BC), estabelecida pela Resolução nº 3.954/2011, que modificou e consolidou as normas para as relações comerciais entre os correspondentes e a instituição financeira. De acordo com a resolução, todos os agentes de correspondentes, que atendam clientes de operações creditícias ou arrendamento mercantil, precisam ser devidamente certificados, mediante aprovação em exames organizados por instituição de comprovada capacidade técnica.

A norma reguladora também especificou que a certificação deve se basear em processo de capacitação que aborde, no mínimo, os aspectos técnicos das operações, da regulamentação aplicável, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ética e ouvidoria.

Entidades Certificadoras

Dentro do espírito da norma, diferentes entidades do setor financeiro formalizaram parcerias com institutos especializados, para oferecer cursos e provas para a obtenção da certificação, que pode ser equiparada a uma licença.

Atualmente as entidades certificadoras atuam em âmbito regional e nacional:

● ANEPS – Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País com a certificação ANEPS para correspondentes Bancários;

● Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) com a certificação CA-300;

● Associação dos Bancos no Distrito Federal (Assban-DF) com a certificação Assban para correspondentes modalidade completa; e

● Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com a certificação FBB-300;

● Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

Todos os profissionais certificados por essas entidades estão na Central de Registros de Certificação Profissional (CRCP). Por meio da central, que terá seu site no ar em breve, consumidores e interessados podem consultar os agentes de correspondentes que possuem certificação válida, de uma dessas instituições, em todo o território nacional. Vale destacar que os certificados têm prazo de vigência e devem ser renovados periodicamente.

Opções

Há vários tipos de certificação, apresentados, conforme a entidade, na versão presencial e remota: completa, de crédito direto ao consumidor (CDC) e veículos, e de crédito consignado com desconto em folha.

O conteúdo programático das provas reúne informações sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e diferentes aspectos da atividade profissional dos agentes, além verificar os conhecimentos dos candidatos sobre parâmetros de ética e do Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre outros temas.

fonte: link: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/certificacao-e-obrigatoria-para-correspondentes-bancarios-dino890103014131/